Escolha uma Página

Entrevista com Gu da Cei

30 ago, 2022 | 0 Comentários

Olá, navegantes da cultura!

Lançamos o  terceiro vídeo da série Capital Plural com o artista Gu da Cei e suas multilinguagens! Esse moço que é filho de maranhenses, artista visual, produtor cultural, curador, bacharel em Comunicação Social e mestrando em Artes Visuais pela Universidade de Brasília. 

Gu desenvolve o seu trabalho artístico com intervenção urbana, instalação, poesia, performance, vídeo, fotografias e fotomontagem. Com sua arte, ele discute questões sobre vigilância versus segurança, direitos de uso da imagem, direito à cidade, ocupação de territórios, transporte coletivo e outras coisas importantíssimas.

Brasília é originalmente uma cidade planejada, porém na vida prática foram ocorrendo muitas ocupações desordenadas pelos trabalhadores da construção civil, que ergueram a própria capital com suas mãos e precisavam de um local para morar. Tais ocupações foram sendo consideradas invasões e em um desses processos nasceu a Ceilândia, com o projeto CEI, ou Campanha de Erradicação das Invasões, que jogou a população de 82 mil pessoas da Vila IAPI (onde hoje fica um setor de mansões do Núcleo Bandeirante) para uma região a mais de 30 quilômetros do centro da cidade. Tal deslocamento gerou um grande impacto na vida dessas pessoas e famílias.

O trabalho do Gu é potente em sua expressão, quando questiona tais ações excludentes e higienistas. Ele resgata a história que pouco contada e maquiada. Ele ressalta as origens culturais e a riqueza expressão artística da maior cidade do Distrito Federal (em termos demográficos e populacionais).

Assista o vídeo da nossa entrevista, para conhecer um pouco mais de perto sobre este artista querido e representativo da nossa cidade.

Áudio descritivo para pessoas com deficiência visual:

Gu ganhou o Prêmio de Arte Contemporânea Transborda Brasília e foi selecionado para o Prêmio EDP nas Artes, realizado pelo Instituto Tomie Ohtake. Integra a coordenação do Festival Foto de Quebrada e alguns de seus trabalhos também podem ser conferidos no livro “O Direito Achado na Rua: Introdução Crítica ao Direito à Comunicação e à Informação”.

 

Portfólio e currículo disponível em seu site:

www.gudacei.art.br 

Intagram: @gudacei 

Artigos relacionados

Entrevista com Natasha de Albuquerque

Entrevista com Natasha de Albuquerque

Salve Salve navegantes da Cultura!Semana passada, lançamos mais um vídeo do Capital Plural, onde entrevistei a artista Natasha de Albuquerque, com suas Poéticas do Absurdo. Mais uma pluralidade de expressões que brotam desta mulher que pinta, faz esculturas,...

Entrevista com Rayza de Mina

Entrevista com Rayza de Mina

Salve Culturonutas! Lançamos mais um vídeo da nossa primeira edição do Capital Plural, onde entrevistamos a artista Rayza de Mina. Uma mulher maranhense, que reside no DF há 25 anos, mais especificamente em São Sebastião. Ela é uma super agente cultural, criando e...

Entrevista com Rafael da Escóssia

Entrevista com Rafael da Escóssia

Salve Culturonautas! Estamos aqui no meio do caminho dos lançamentos dos vídeos do Capital Plural e o artista que trazemos até você hoje é o Rafael da Escóssia (assim com dois “ss” mesmo, pois ele não é escocês, mas este é seu sobrenome). Rafael é um artista muito...

Entrevista com Taís Koshino

Entrevista com Taís Koshino

Salve Culturonautas! O Capital Plural está a todo vapor, compartilhando com vocês estas riquezas de artistas que temos em nossa região! É tão bom saber que temos cultura de alta qualidade tão perto e acessível, não é mesmo?! Em nosso quinto vídeo, trazemos Tais...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *